“Será que eu tenho artrose do quadril?!”
Esta é uma dúvida muito frequente.
Nós já conversamos sobre o que é a artrose do quadril em outro artigo, então agora vou explicar os principais sintomas que PODEM indicar que você possui artrose no quadril.
- DOR:
principalmente na virilha, podendo percorrer até o joelho é um dos sintomas mais comuns da artrose do quadril. Causada pela perda da cartilagem e atrito entre os ossos do quadril. - MOVIMENTOS LIMITADOS:
justamente por causa do atrito ósseo e da formação de ossos nas margens da articulação (osteófitos) a movimentação fica limitada e dolorosa. Dependendo do grau da artrose, é difícil ou mesmo impossível pôr as meias, cortas as unhas dos pés ou mesmo cruzar as pernas. Também é possível perceber estalidos ou crepitações (barulhos de “crec”) ao movimentar o quadril. Alguns pacientes relatam a sensação de “areia no quadril”. - RIGIDEZ MATINAL:
uma queixa muito comum é a rigidez na articulação logo pela manhã ou após longos períodos sentado, chamada de rigidez matinal. - ALTERAÇÃO DE MARCHA:
a pessoa não tem condições de andar normalmente e começa a mancar. Pode estar relacionada a dor e limitação dos movimentos, ou a diferença do comprimento das pernas causada por uma artrose em grau avançado.
Dr Olavo Masakasu Barroso Hirashima
Ortopedia e Traumatologia – Cirurgia do Quadril
CRM 177089 SP – RQE 85033 – TEOT 16930