5 Fatores de risco para densenvolver artrose do quadril

Hoje vou apresentar para vocês 5 fatores de risco que PODEM causar a artrose no quadril. Vamos lá!

  1. Idade:
    talvez o fator mais importante. Mas atenção! Envelhecer não é sinônimo de artrose. A capacidade das células do corpo em reparar a cartilagem reduz, os músculos atrofiam e os ligamentos ficam frágeis. De um modo geral a articulação fica desprotegida.
  2. Sexo feminino:
    estudos relatam que a artrose do quadril se apresenta mais em mulheres. O motivo ainda é desconhecido, porém pode estar relacionado a menopausa.
  3. Fatores genéticos:
    pergunta frequente dos pacientes “– Doutor, é genético?”. Alguns estudos estão demonstrando relação genética com o surgimento da artrose do quadril. É importante lembrar que doenças congênitas, como a displasia do desenvolvimento do quadril também tem relação genética.
  4. Obesidade:
    a sobrecarga das articulações pode ser uma das razões do surgimento da artrose do quadril. Os sintomas podem ser mais intensos em pessoas obesas.
  5. Anatomia:
    a alteração do formato da articulação pode causar artrose do quadril. Doenças da infância, como Legg-Calvé-Perthes, Displasia do desenvolvimento do quadril, Epifisiolise, além de Osteonecrose da cabeça do fêmur são exemplos de doenças causadoras.
  6. Profissão: movimentos repetitivos no trabalho ao longo dos anos podem ser umas das causas da artrose do quadril (trabalhadores rurais e carregadores por exemplo).

Dr Olavo Masakasu Barroso Hirashima
Ortopedia e Traumatologia – Cirurgia do Quadril
CRM 177089 SP – RQE 85033 – TEOT 16930

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Entre em contato com Dr. Olavo para agendar sua consulta.