A bursa é uma estrutura existente em várias regiões do corpo, formada por tecido sinovial e semelhante ao que seria uma pequena “bolsa com líquido”. Esta estrutura tem a função de proteger os músculos e tendões do atrito e fricção contra os ossos do corpo. A bursite do quadril acontece quando esta estrutura apresenta inflamação.
Especificamente no quadril, a bursite ocorre na bursa trocantérica que fica entre o músculo e o trocanter maior (parte mais lateral do osso do fêmur na região do quadril). Esta doença é mais comum em mulheres e apresenta várias causas. Entre elas, estão:
- Queda sobre a parte lateral do quadril;
- Exercícios físicos ou laborais em frequência exagerada que utilizem o quadril (subir escadas rapidamente, escaladas, longos períodos em pé, por exemplo)
- Pacientes que já apresentam alguma doença como gota, psoríase, artrite reumatóde
- Cirurgias prévias no quadril
A dor característica é região lateral do quadril, que piora ao deitar-se sobre ela ou palpar localmente. Também é relatada a piora ao subir escadas ou se levantar de cadeiras/sofás baixos. O diagnóstico é clínico. Porém, podem ser solicitados exames complementares como radiografias, ultrassonografia e ressonância magnética.
O tratamento pode apresentado com uso de anti-inflamatórios, aplicação de gelo local, redução das atividades físicas, infiltração com corticosteroides e até fisioterapia. Quando não há melhora com o tratamento conservador, a cirurgia pode ser indicada.
É importante ressaltar que a mudança no estilo de vida, treinamento correto nas atividades físicas além de alongamentos e reeducação postural são essenciais para o tratamento além da prevenção de novos episódios (ou primeiro episódio).
Dr Olavo Masakasu Barroso Hirashima
Ortopedia e Traumatologia – Cirurgia do Quadril
CRM 177089 SP – RQE 85033 – TEOT 16930